Aplicada ao atendimento à população, a ferramenta automatiza o fornecimento de informações corriqueiras e libera as equipes para dar tratamento específico às outras demandas
A atendente virtual Sofia, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), já está disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) para uso de outros tribunais. Aplicada ao atendimento à população, a ferramenta automatiza o fornecimento de informações corriqueiras e libera as equipes para dar tratamento específico às outras demandas. A incorporação está prevista em acordo, por meio do Ofício nº 543/GP/2021.
Sofia foi desenvolvida para atender às principais dúvidas dos jurisdicionados do Sistema dos Juizados Especiais da Bahia, desafogando assim outros meios de comunicação do tribunal baiano, como e-mail e telefone, e conferindo um atendimento mais célere aos usuários. Por meio da PDPJ-Br, ela pode ser programada de acordo com a necessidade de cada tribunal.
A ferramenta é um dos projetos realizados pela equipe do Laboratório de Inovações dos Juizados Especiais da Bahia, que também desenvolveu o projeto IAJUS-BA, que com o uso de um framework próprio chamado de “Fábrica de robôs” implantou mais de 30 robôs para atuarem em tarefas cartorárias repetitivas e com o uso do Sinapses faz triagem de processos em 86 unidades judiciárias do tribunal.
Os interessados no compartilhamento da ferramenta poderão entrar em contato com o CNJ, por meio do e-mail [email protected].
A PDPJ-Br foi instituída pela Resolução CNJ 335/2020 para promover a produção colaborativa na Justiça de soluções para uso por todos os sistemas de processo judicial eletrônico do Poder Judiciário nacional.
FONTE: CNJ | FOTO: CNJ