Facebook e Instagram decidiram reduzir qualidade dos vídeos no Brasil e América Latina por causa do aumento no consumo de Internet após Coronavírus

O Facebook anunciou na segunda-feira (23) que os vídeos na rede social, assim como no Instagram, no Brasil e demais países da América Latina, terão qualidade de transmissão reduzida como resposta ao crescimento do consumo de internet por conta das medidas de isolamento diante da epidemia de coronavírus. A informação está no portal Convergência Digital.

“Para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia de COVID-19, vamos reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos no Facebook e Instagram na América Latina. Queremos garantir que as pessoas possam permanecer conectadas usando os aplicativos e os serviços do Facebook, e continuaremos trabalhando com nossos parceiros para administrar qualquer limitação de transmissão de dados”, informou o Facebook.

A medida é semelhante ao anunciado na véspera pela Globoplay, a plataforma de streaming do grupo Globo. Também como resposta à preservação da infraestrutura de internet no país, a plataforma avisou que perfis de resoluções mais altas como 4K e Full HD (1080p) serão temporariamente suprimidos e que a maior resolução dos vídeos ao vivo ou sob demanda será de 720p (HD). A expectativa é que tal medida reduza pela metade o consumo de dados.

Medida semelhante foi tomada na Europa a pedido da Comissão Europeia. Lá Netflix e You Tube reduziram a qualidade em 25% para evitar uma sobrecarga na infraestrutura de Internet.

FONTE: Convergência Digital | FOTO: Pixabay

Deixe um comentário