Na vastidão da África, manadas de elefantes e rinocerontes são alvo fácil para caçadores e traficantes de animais. A situação é crítica. Estima-se que três rinocerontes são mortos ou capturados por dia. O cenário é ainda pior para os elefantes: até quatro perdem a vida ou são enjaulados a cada hora. O resultado é devastador. Restam apenas 400 mil dos mais de 10 milhões desses gigantes selvagens que existiam em solo africano há 100 anos.

A solução para salvar as duas espécies da extinção vem do céu. A ONG Elephants, Rhinos & People (ERP), que atua há duas décadas na preservação da vida animal e no empoderamento das comunidades locais, desenvolveu em parceria com a SAP uma verdadeira “força aérea” de drones para vigiar as manadas. O monitoramento acontece 24 horas por dia nas áreas de risco do vasto território africano — algo impossível de ser realizado pelas equipes de solo da organização.

No sobrevoo pelas zonas de conservação, os equipamentos enviam dados que são combinados com informações dos GPS instalados nas coleiras nos animais. Os dados são transmitidos para a nuvem digital, analisados pela tecnologia SAP HANA em tempo real e repassados para as equipes da ERP por meio de um aplicativo de celular.

O app “Find my Elephants” (Encontre meus Elefantes, em português), desenvolvido pela SAP, permite que o pessoal de solo da ONG rastreie o movimento das manadas, antecipe seus deslocamentos e parta para a ação para impedir que os animais entrem em áreas de alto risco visadas pelos caçadores e traficantes.

O resultado da combinação da tecnologia dos drones com a de IoT da SAP e com a eficiência dos membros da ERP é um sucesso. Nas áreas protegidas por esse sistema inovador, houve uma redução de 100% nos incidentes de caça predatória. Animada com o resultado, a ERP já planeja ampliar o projeto.

Paralelamente a essa ação, a ONG faz um importante trabalho de conscientização e de combate à pobreza nas comunidades rurais próximas às áreas de proteção. Ela apoia programas que melhoram a infraestrutura dos povoados e criam novas oportunidades de geração de renda. Dessa forma, reduz a pobreza, dá aos moradores novas alternativas de trabalho e desperta o sentimento de preservação.

Parcerias como as realizadas entre a SAP, a Elephants, Rhinos & People e as comunidades, que combinam a alta tecnologia com a expertise científica e o conhecimento local, indicam os caminhos para um futuro no qual os seres humanos e a vida selvagem possam coexistir em harmonia em todo o planeta.

 

Fonte:  https://goo.gl/CQE1kQ (Revista Pequena Empresas & Grandes Negócios)

Deixe um comentário