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Ainda de acordo com o relatório da Kaspersky, foram detectados mais de 220 mil e-mails maliciosos ativos com referências a Black Friday durante o período de 27 de outubro a 19 de novembro

A Black Friday 2021 ocorre nesta sexta (26) e, com proximidade da data, o número de criminosos que estão tentando roubar dados e dinheiro dos consumidores só aumenta, colocando em risco o aproveitamento do evento tanto para os clientes quanto para as lojas.

É para alertar os consumidores que a Kaspersky publicou o relatório “Black Friday 2021: como fazer compras sem cair em armações”,que mostra que durante os primeiros dez meses de 2021, as soluções de segurança da empresa bloquearam mais de 40 milhões de tentativas de phishing que usavam indevidamente as marcas de comércio eletrônico e de instituições bancárias.

O destaque, em especial, fica com o período de setembro a outubro de 2021, onde o número total de tentativas de phishing financeiros usando tema de pagamento online contaram com um crescimento de 208%, ou seja, mais que dobraram, passando de 627.560 notificações em setembro para 1.935.905 em outubro.

O crescimento, segundo a Kaspersky, pode relação com os novos sistemas de pagamento introduzidos em 2021 para os brasileiros, como o WhatsApp Pay, e pela consolidação do Pix como principal método de transferência online. Ambas as plataformas, desde suas implementações, vem sendo usadas em golpes financeiros, e, junto da proximidade da Black Friday, podem ter colaborado com o crescimento das tentativas de phishing.

Ainda de acordo com o relatório da Kaspersky, foram detectados mais de 220 mil e-mails maliciosos ativos com referências a Black Friday durante o período de 27 de outubro a 19 de novembro.

Os pesquisadores da Kaspersky também analisaram quais plataformas estão sendo mais usadas como isca para atrair vítimas para páginas falsas onde os golpes de phishing ocorrem, com a Amazon liderando o ranking de varejo mais usado nas tentativas desses crimes.

FONTE: Canaltech | FOTO: Divulgação/Kaspersky