
Para o publicitário e especialista em Marketing Digital Beto Canuto, só é possível gerar identificação nas redes sociais quando nos posicionamos de forma autêntica e verdadeira, trazendo para o primeiro plano não só nossas virtudes, nossas melhores habilidades, mas também nossa vulnerabilidade. O primeiro passo é saber: quem é você?
Beto Canuto, Publicitário e Especialista em Marketing Digital
Embora existam alguns limites e barreiras pautados pelo Código de Ética de Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, o marketing jurídico vem ganhando cada vez mais espaço, impulsionando carreiras e alavancando escritórios que fazem o uso correto das estratégias de comunicação no digital para fortalecer sua marca pessoal.
Os clientes contratam mais os advogados do que as marcas de escritórios. Por mais que a reputação de um escritório ajude, o cliente quer sentir segurança, saber quem é aquela ou aquele que irá representá-lo. Serão mais procurados aqueles que souberam “vender” melhor seu nome e sua experiência.
Para Marlon Luiz Garcia Livramento, Advogado, presidente da subseção de Jales da OAB SP, o marketing jurídico tem por objetivos a divulgação de nome e imagem do profissional ou do escritório de advocacia, o fortalecimento da marca pessoal e profissional, a conquista da credibilidade e fortalecer os laços de fidelidade para manutenção do cliente.
Quando falamos de marca pessoal, a maioria das pessoas imagina que estamos falando de um desenho, com um nome escrito com a letra que ela gosta, na sua cor preferida. O branding vai além dos aspectos gráficos de uma logo. Marca é memória. O conjunto gráfico deve representar com objetividade os valores e crenças a serem comunicados e todos os elementos devem estar alinhados com a mensagem principal que se deseja transmitir.
Se a marca é memória, para Jenni Flinders, marca pessoal é a impressão intelectual, visual e emocional que as pessoas têm quando pensam em você.
Você pode estar pensando: e por que a marca pessoal é algo tão importante para a Advocacia? Não basta fazer uma logo do escritório e pronto?
Bastava, mas com o mundo digital em plena expansão, os clientes nunca tiveram tanta opção. Usando a internet, as pessoas conseguem procurar advogados de qualquer lugar do país, com alguns cliques. Por causa disso, quando o profissional não sabe se distinguir dos demais, acaba correndo o risco de ser mais um no meio de tantos.
Não basta mais ter um perfil profissional no Instagram ou alimentar o perfil do escritório rotineiramente, primeiro porque cada um necessita de uma estratégia diferente do outro. O escritório precisa representar a realidade dos seus valores corporativos, sua equipe, seus clientes, suas conquistas, suas inovações, publicizando a partir do conhecimento.
Por outro lado, o profissional precisa focar na construção da sua relevância pessoal de modo que ele seja lembrado pelo mercado como alguém indispensável. Para isso, você deve explorar tudo aquilo que torna você único, transmitindo sua mensagem de forma pensada, para influenciar, intencionalmente, como o mundo irá te perceber, construindo os caminhos na mente das pessoas para essa marca que é você.
A marca pessoal é construída com base no seu histórico, reputação, resultados e outras características distintas e autênticas que possui.
Para Maria Olívia Machado, o branding de um advogado de sucesso envolve tornar seus atributos exclusivos conhecidos para o maior número possível de pessoas do seu público-alvo, e torná-los totalmente cientes dos benefícios e da transformação que é capaz de gerar, caso seja contratado.
É que o cérebro humano trabalha a partir de associações, é da natureza humana se ligar a imagens, coisas, pessoas, fatos e ao menor contato com algo que nos evoque essa lembrança, começamos a preencher lacunas com base no que vemos, no que não vemos e no que queremos ver.
É aqui que a maioria dos profissionais falha, ao pensar que devem entregar, por meio de sua comunicação, modelos pré-concebidos, apostando em um escopo engessado, frio e pouco atrativo. Só é possível gerar identificação quando nos posicionamos de forma autêntica e verdadeira, trazendo para o primeiro plano não só nossas virtudes, nossas melhores habilidades, mas também nossa vulnerabilidade. Pessoas se conectam com pessoas, com suas histórias e bagagem emocional.
Juntemos as peças. Se existe demanda e os clientes aprenderam a buscar na internet por aquilo que eles precisam, é necessário ampliar a consciência desses possíveis clientes de que ele precisa de você e isso acontece por meio de estratégias de conteúdo baseados na jornada do consumidor.
Se hoje você ou seu escritório não estão focados na formação de leads e construindo espaço na cabeça do seu público-alvo, certamente o seu concorrente está. Não adianta fazer de qualquer jeito, se hoje você investe em mídias sociais e não sente o retorno esperado, certamente você está usando a estratégia errada.
Se você tem a ambição de se destacar, ser um profissional reconhecido, requisitado pelo mercado, eu tenho um segredo pra te dizer: tão importante quanto sua oratória e sua capacidade argumentativa, usar o celular para contar histórias envolventes do jeito certo, direcionadas a cativar as pessoas certas, é a habilidade pré-requisito para você deixar de ser mais um na multidão.
Por fim, ter um escritório ou estar empregado em alguma organização não significa que você não precise trabalhar a sua marca. Você precisa entender que fortificá-la é uma excelente decisão.
Não importa em que momento da carreira você está ou que cargo esteja ocupando, quando as pessoas lhe conhecem e validam o seu trabalho, os seus resultados passam a ser outros.
Vá além dos posts inúteis, seja memorável! E o primeiro passo para obter sucesso nas redes sociais edificando sua marca pessoal é responder a pergunta mais fundamental. Quem é você?
Beto Canuto é publicitário, especialista em Marketing Digital e designer gráfico por formação, 23 anos de experiência no mercado de comunicação. Mestrando em Psicologia, desenvolve uma pesquisa na linha de comportamento do consumidor. É fundador da Lara Business Creative, onde ajuda pessoas a desenvolverem seus projetos e alcançarem resultados usando os meios digitais, com foco no Instagram, a rede social mais relevante do Brasil.
Num trabalho desenvolvido lado a lado, colabora para que seus clientes construam uma marca pessoal memorável, desde a parte filosófica até a parte estética, acompanhando-os na jornada que conduz ao #propósito a ser comunicado por meio de estratégias de marketing digital.
