Paulo Dantas, que tenta se reeleger ao governo do estado, tinha sido afastado do cargo em 11 de outubro por decisão do STJ
O Supremo Tribunal de Federal (STF) revogou o afastamento do governador de Alagoas e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), atendendo a um pedido do PSB. Dantas, que agora poderá voltar ao cargo, disputa o segundo turno da eleição ao governo do estado contra Rodrigo Cunha (União).
A revogação foi determinada pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Eles argumentam que, por ser candidato ao governo do estado, Dantas possui imunidade eleitoral.
O emedebista havia sido afastado após decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, em 11 de outubro. Posteriormente, no dia 13, a Corte Especial do STJ formou maioria e manteve a decisão da juíza.
De acordo com integrantes do Ministério Público Federal, Dantas é investigado, desde agosto deste ano, por um suposto esquema de desvio de recursos públicos do estado para a contratação de funcionários fantasmas durante sua gestão. No último dia 11, ele foi alvo de uma Operação da Polícia Federal (PF).
A investigação, ainda em sigilo, aponta a ocorrência dos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Os policiais cumprem mandados na Assembleia Legislativa de Alagoas e no Palácio República dos Palmares, sede do governo, em Maceió.
FONTE: CNN Brasil | FORO: Assembléia Legislativa de Alagoas