Yellowface consiste em atribuir a artistas brancos aspectos a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental
A TV Globo teve que agir rápido para evitar que uma cena de yellowface fosse exibida nesta sexta-feira (5/8) na novela Cara e Coragem. A prática consiste em atribuir a artistas brancos aspectos a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental.
O caso foi notado por telespectadores que criticaram o folhetim por usar atores brancos em um comercial fictício inspirado na cultura chinesa. Bruno de Luca, Ana Clara Lima, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado foram os atores selecionados para a cena que utilizaria trajes, acessórios e maquiagem da cultura chinesa.
Outra observação importante é que a cena não estava prevista no roteiro escrito pela autora Claudia Souto. No texto desenvolvido por ela, não existiam menções à cultura asiática em nenhuma parte das gravações.
A cena foi divulgada pelo Gshow nas redes sociais e também pela comunicação da emissora. Os atores ensaiaram para a gravação nos dias anteriores, mas as cenas foram cortadas após as observações e críticas feitas pelos internautas.
FONTE: Metrópoles | FOTO: Reprodução