Os golpes financeiros são transmitidos principalmente por SMS, e-mail e redes sociais
Nos dez primeiros meses deste 2021, a empresa de segurança digital PSafe diz ter bloqueado mais de 3,4 milhões de golpes financeiros, o que representa uma média de mais de 11 mil por dia – ou seja, são 400 tentativas por hora no Brasil. A informação é do Convergência Digital.
Os golpes financeiros são transmitidos principalmente por SMS, e-mail e redes sociais e os principais riscos para pessoas físicas são a invasão dos cibercriminosos nas contas bancárias digitais, onde eles pegam as credenciais da vítima e podem pagar contas, boletos, fazer empréstimos e transferências.
“Às vésperas da Black Friday e da implementação da quarta fase do open banking, que envolve o compartilhamento de dados de serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguro, investimento, previdência e conta salário, o dado acende um alerta tanto para consumidores, quanto para empresas, devido ao risco de prejuízos financeiros incalculáveis”, diz a empresa.
Entre as estratégias utilizadas pelos golpistas estão: suposto desbloqueio ou bloqueio do cartão do banco, suposto pedido de atualização de senha, falsa oferta de upgrade da conta e benefícios nas transações, usando sempre o nome de grandes instituições, ou pedindo uma suposta atualização do app do banco online, que instala um app falso.
FONTE: Convergência Digital | FOTO: Agência Brasil