Investimento na Frete.com, que conecta caminhoneiros e transportadoras, é liderado por Softbank e Tencent

A nova startup de transporte rodoviário Frete.com nasce avaliada em mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões), o que a torna o novo unicórnio brasileiro. Sob o guarda-chuva da holding estão as startups do setor de transporte de cargas FreteBras, CargoX e FretePago, criadas em 2008, 2016 e 2021, respectivamente.

Os investimentos que a levaram a esse patamar somam US$ 200 milhões (R$ 1,14 bilhão) e foram liderados por gestores como Softbank e Tencent, que também fizeram a sua precificação.

O negócio de Federico Vega digitaliza a comunicação entre caminhoneiros e transportadoras com a intenção de reduzir calotes, roubos de carga e outros problemas de logística. A ideia é ser um “mercado livre do transporte rodoviário”.

Atualmente, todos os usuários cadastrados na plataforma são do Brasil, mas Vega, que é argentino, quer expandir para outros países da América Latina. Atualmente, o máximo que fazem é entrega de carga em nações vizinhas, como o país natal do empreendedor.

A união das três empresas faz a logtech conseguir atuar em três frentes: o pagamento e recebimento de fretes, por meio da fintech FretePago, oferta de crédito com a CargoX e uma espécie de Uber do transporte rodoviário por meio da FreteBras.

Atualmente, o grupo processa R$ 100 bilhões em transações e R$ 2,5 trilhões em valor de mercadoria transportada, apesar de ainda não ter encontrado o ponto de equilíbrio financeiro.

FONTE: Folha Online | FOTO: Pixabay