Não é a primeira vez que decido dar um restart por aqui, o processo é sempre o mesmo, eu paro de postar por um tempo, respiro, estudo e compreendo o próximo objetivo a ser alcançado. Dessa vez tudo tem um gostinho especial, esse mês completa um ano que comecei a viver exclusivamente da minha mentoria e dos meus cursos sobre comunicação e marketing nas redes sociais, com foco no Insta. O que muita gente não sabe, é que o Insta não é o que se vende por aí, andaram ensinando as pessoas a supervalorizar o “tal engajamento”. Ele nem é tão importante assim e vou te dizer por que.

Nesse último ano, já acelerei, puxei o freio, debreei e fui aprendendo, aprendendo insanamente com o percurso. Alguns ousariam até chamar de erros, mas nós que trabalhamos com internet há algum tempo, já entendemos que o acerto, pressupõe as tentativas, os experimentos, como diz a máxima, pôr o carro pra andar e continuar construindo ele enquanto ele está em movimento.

Vi muitos aloprados prometerem ganho de milhões de forma mágica, multiplicação de seguidores num tempo fora da realidade e assisti aqui eles convencerem as pessoas que vale qualquer coisa pra “subir” o engajamento. Você precisa mesmo se desconectar de quem você é ou do que sua marca representa só por uns views a mais?

Escolhi seguir um outro caminho, um caminho mais sustentável, menos mágico e mais objetivo, viver como o criador de conteúdo que eu posso ser. E nesse lugar que eu escolhi eu “não tenho que… nada!”, eu não preciso ficar preso em um universo em que as pessoas perseguem números que são mera fantasia e muitas pessoas passaram anos acreditando que precisam de 10 mil seguidores para alguma coisa.

Quando comecei a vender minha mentoria, eu tinha um perfil com pouco mais de 400 seguidores, perfil esse, que construí do zero como parte de um experimento para provar exatamente essa premissa, não é a quantidade de seguidores que vai definir o sucesso do seu negócio, mas a qualidade da sua entrega. De nada adianta um perfil com milhares de seguidores e um produto ruim, pare de acreditar que rede social faz milagre, trabalhar com objetivo de ganhar seguidores é trabalhar para um objetivo vazio.

O mestrado em psicologia, onde estudo o comportamento do consumidor, me trouxe ainda mais clareza sobre a construção da relevância de uma marca no digital. Enquanto uma boa parte das pessoas deseja a fama, o estrelato, criando perfis que são verdadeiros altares de culto a sua “personalidade”, outros criam o perfil do seu negócio e compram seguidores pois desejam transmitir que já nasceram fazendo sucesso. Logo desistem pois consideram que não tiveram a repercussão que “merecem”.

Erros comuns, cometidos por pessoas comuns, que, sem conhecer as técnicas, imaginam que o foco de sua marca é a marca, quando na verdade são as pessoas a quem ela deve servir. A estratégia para desenvolver um negócio é criar uma marca com voz e personalidade, engajada, transparente, disposta a evoluir junto com as pessoas que a adotam. Autenticidade, constância, consistência são palavras sem sentido, quando o objetivo se distancia de um propósito maior, colaborar para transformar vidas, contribuir para que elas saiam de um estado de consciência A para um estado de consciência B. Essa métrica permite que seu negócio exista em qualquer ambiente.

O Instagram deve ser sua ferramenta e não o seu negócio. Como ferramenta, o Insta funciona para gerar memória nas pessoas. O que gera memória nas pessoas são as experiências que elas vivem. Elas só voltam a um lugar onde viveram experiências positivas, ou seja, se você deseja que alguém “te siga”, seu perfil no Insta precisa fazer sentido na vida daquela pessoa, logo o que você faz, precisa resolver problemas reais das vidas dessas pessoas. Seguir o teu perfil comercial é querer “ter você por perto”.

A grande sacada é ter um objetivo claro, metas alcançáveis, deixar a casa arrumada, respeitar o seu processo, ter paciência e se divertir no caminho. Dialogue com as pessoas, peça opinião, se sujeite ao ridículo, não tenha medo de ser superficial vez ou outra, pare pra comer um dogão na rua e se for possível, se desligue do celular por algum tempo, é libertador e seu negócio não irá à falência porque você deixou de postar algo, não fez stories ou não publicou o reels do dia. Esteja constantemente melhorando seu processo para servir melhor as pessoas, elas saberão reconhecer.