Depois de 22 meses, Autoridade Nacional de Proteção de Dados ganha seu primeiro conselho diretor, aprovado pelo plenário do Senado
O Plenário do Senado Federal aprovou na terça, 20/10, os cinco indicados para comporem o primeiro conselho diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Foram 22 meses de espera desde que a ANPD foi criada por Medida Provisória em dezembro de 2018. A informação está no portal Convergência Digital.
Dessa forma, Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, que estava presidente da Telebras, é o primeiro presidente da ANPD. Ele terá mandato de seis anos. Com ele foram confirmados os diretores Arthur Sabbat (mandato de cinco anos), Miriam Wimmer (dois anos), Nairane Leitão (três anos) e Joacil Rael (quatro anos).
A ANPD ainda não possui estrutura e segundo indicou Gonçalves durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura, haverá tratativas com a Casa Civil uma vez que a Autoridade nasce atrelada à Presidência da República. Por enquanto, são 36 os cargos comissionados disponíveis.
FONTE: Convergência Digital | Imagem: Pixabay