
Uma startup paranaense criou ferramenta de IoT para mensurar o comportamento e o deslocamento de pessoas por meio da identificação dos sinais de smartphones. A análise do fluxo de indivíduos serve a lojas varejistas, mídias Out-Of-Home e leituras estratégicas do sistema de mobilidade urbana.
Segundo o portal Telesintese, a Everywhere Analytics começou a ser desenvolvida em 2014 e, desde o início do ano passado, atua gerando métricas que permitem entender a audiência, as decisões e os padrões de portadores dos aparelhos de telefonia móvel.
A solução tem como base a captura de mensagens enviadas pelos smartphones quando buscam uma rede WiFi (IEEE 802.11). Aí os dispositivos da empresa encaminham mensagens que informam o endereço MAC Address (ID) do equipamento, que funciona como uma impressão digital. Ou seja, identifica o aparelho, sem buscar os dados pessoais dos donos. Busca exclusivamente observar o comportamento físico das pessoas em locais determinados.
Em um shopping, por exemplo, a tecnologia consegue entender para onde as pessoas se deslocam, após se depararem com determinada propaganda. Se elas vão ou não para a loja à qual pertence a publicidade, medindo, por exemplo, a eficiência dos painéis de mídia. Nos centros urbanos, é possível verificar quais ônibus os passageiros pegaram e quando e onde desembarcaram.
A Everywhere é uma das oito startups que estão recebendo o apoio, pelo projeto de inovação Oito, da operadora Oi, que foi instalado no Rio de Janeiro em janeiro de 2018. Foi selecionada entre cerca de 500 participantes. Foi também acolhida pela incubadora Senai C2i da FIEP – PR e para investimento pela Finep Startup 2017/2ª rodada.
FONTE: Telesintese | Foto: Pixabay