Empossado oficialmente na terça-feira (19), em Brasília, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz disse que o país vive um momento de muitos debates e profundas transformações, defendeu a categoria que representa e condenou, mais uma vez, o que chamou de “milícia das redes sociais”. A informação está no portal do Conselho Federal da OAB.
Sobre a instauração de um inquérito no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar denúncias de ameaças e difamação aos magistrados, o presidente da entidade afirmou que a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB acompanha o instrumento.
“Continuo defendendo publicamente que temos no Brasil uma milícia organizada nas redes sociais, e precisamos compreender a quem ela serve. É articulada, tem investimento, utiliza robôs e persegue opiniões com as quais não concorda. Isso não é bom para o debate público, prejudica a imagem das instituições e contamina a discussão nacional”, alertou.
Felipe Santa Cruz destacou a preocupação da sociedade com a segurança pública e afirmou que “a Ordem pretende contribuir no Congresso” com a discussão do pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Presente à cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli ressaltou o caráter essencial ao Estado Democrático de Direito de que goza a OAB. “O advogado reconcilia o cidadão com a sociedade. Função das mais nobres que tive a honra de exercer até nove anos e meio atrás. Em meu discurso de posse no STF, eu disse e aqui reafirmo: ‘os advogados são os primeiros juízes das causas’. É ele quem emerge como agente de defesa da cidadania e da democracia, atuando como intermediário entre Estado e cidadão. A democracia brasileira, com o apoio da advocacia, tem construído dia a dia a cidadania. Deixo à nova diretoria votos de que os próximos três anos sejam de efetivo trabalho e contribuições à democracia”, declarou.
FONTE: OAB | Foto: Eugênio Novaes (OAB)