Só 10.397 agendaram a revisão do auxílio

Um total de 85.191 segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o próximo dia 11 de novembro para agendar a perícia médica do pente-fino e não ter o pagamento do benefício suspenso. No final de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem a reavaliação médica.

Do total de beneficiários chamados no edital, apenas 10.397 marcaram uma data para a perícia médica de revisão no país, informou o INSS à reportagem. Veja aqui a lista completa com os nomes e os números dos benefícios convocados. São Paulo é o segundo estado com mais convocados, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

A perícia do pente-fino pode ser agendada pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O segurado que não fizer o agendamento no prazo terá o pagamento suspenso.

Corte do auxílio
É alta o percentual de auxílios que são cortados após passarem pela perícia do pente-fino: 62,5%. Segundo o INSS, até o dia 29 de outubro foram feitas em todo o país 63.395 perícias do pente-fino. Após a reavaliação, um total de 39.679 tiveram o auxílio-doença cortado porque o médico perito considerou que haviam recuperado a capacidade de trabalhar.

O pente-fino reavalia segurados que recebem auxílio-doença (atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária) e não passam por perícia há, pelo menos, seis meses. Os beneficiários que não foram localizados pelo órgão ou não responderam à convocação foram chamados por meio de edital publicado no Diário Oficial da União. Em agosto, o órgão começou a enviar cartas para 170 mil segurados em todo o país.

FONTE: Folha Online | FOTO: EBC