Sete de cada 10 consumidores brasileiros realizaram até cinco compras virtuais entre junho e julho deste 2021

Sete de cada 10 consumidores brasileiros realizaram até cinco compras virtuais entre junho e julho deste 2021, segundo o levantamento “Compras e pagamentos em lojas online”, realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce presente em 90 mil lojas na América Latina. A empresa aponta o Brasil como principal motor do comércio eletrônico na região. A informação é do Convergência Digital.

“A América Latina é o mercado de comércio eletrônico que mais cresce no mundo e o Brasil vem puxando essa expansão. Hoje, o e-commerce representa 10% do varejo. O estudo mostra que os brasileiros já confiam nesse modelo de compra e indica alguns pontos de atenção para lojistas no ambiente virtual”, afirma o Country Manager da Nuvemshop no Brasil, Guilherme Pedroso.

O estudo apontou que 87% dos consumidores se sentem seguros ao fazer compras na internet. Entre os fatores que reafirmam a segurança, 57% apontam a garantia de entrega e a possibilidade de acompanhar o pedido. As possibilidades de troca ou devolução e a opção de reembolso vêm na sequência, com 52% e 46%, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento, o valor do frete é responsável por grande parte dos abandonos de carrinho. Dentre os participantes, 62% mencionaram que o custo da entrega causou a última desistência em uma experiência de compra online. Para 10%, o prazo para entrega também teve influência no abandono do carrinho de compra.

Dentre os que compram com cartão de crédito – 58% usam cartão físico e 56%, o virtual –, o parcelamento é a opção de 55%. A preferência geral (91%) é por poucas parcelas com juros menores. Também em relação à forma de pagamento no e-commerce, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado, com 50% de adesão, atrás apenas dos cartões de crédito (nos formatos físico e digital).

O estudo ouviu 500 consumidores de todo o Brasil para traçar um perfil das preferências sobre as compras virtuais.

FONTE: Convergência Digital | FOTO: Pixabay