
Por Marline Negreiros, especial para o Portal Juristec
Mas afinal do que se trata? E como usá-las para conseguir se sobressair em meio a tantos desafios?
A taxa de desocupação no Brasil alcançou 14,6% no trimestre encerrado em maio de 2021, com 14,8 milhões de desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBGE). Nesse cenário, milhares de profissionais buscam recolocação no mercado de trabalho e muito se fala no desenvolvimento de hard skills e soft skills. Mas afinal do que se trata? E como usá-las para conseguir se sobressair em meio a tantos desafios?
A palavra skills traduzida para português significa habilidades, competências. O professor e consultor de gestão, Stéffano Antunes, explica que competências são habilidades para execução de trabalhos no dia a dia para alcance de resultados. “Essas habilidades são diferenciadas entre hard skills e soft skills. Sendo hard skills, habilidades técnicas quantificáveis aprendidas em cursos, palestras, e na execução no cotidiano; e soft skills são habilidades comportamentais, voltadas para inovação, criatividade, relacionamento interpessoal. Voltadas para atitude”, destaca o consultor.
Como usar as soft skills e hard skills ao seu favor?
Quem busca um lugar no mercado de trabalho, ou uma transição de carreira tem que saber onde quer chegar. Para destacar suas competências e aumentar seu desempenho, o profissional deve primeiramente fazer seu plano de carreira, esclarece o consultor Stéffano Antunes.
“Primeiramente, eu preciso ter um plano de carreira, saber onde eu quero chegar num horizonte de um tempo determinado e quais as competências que eu preciso ter para chegar até lá. Quando eu sei onde eu quero chegar e quando eu traço plano de melhoria dessas competências, fica muito mais claro como é que eu chego até lá”, destaca.
*Nas entrevistas de emprego, como falar das habilidades?
É importante entender o que está sendo requisitado pelo contratante. “Sabendo o que o contratante busca, foque no que de fato é importante para aquele pré-requisito”, esclarece.
O consultor também ressalta que é interessante colocar o que aquela sua habilidade, seja técnica ou comportamental trouxe de resultado nos locais, nas empresas onde você já trabalhou. “Mostre qual foi a ação que você teve no contexto e qual o resultado alcançado. E é bom lembrar que desenvolvimento de habilidades é uma tarefa muito mais do profissional para si mesmo”, ressalta Antunes.
FOTO: Marcelo Camargo (Agência Brasil)