
Iniciativa ocorre em meio à pressão da bancada ruralista; Salles é cotado para assumir relatoria
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), leu na noite desta quarta-feira (26) o requerimento para a criação da CPI que busca investigar a atuação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A iniciativa ocorre em meio às ações do movimento nas últimas semanas e à crescente pressão da bancada ruralista pela instalação da comissão. Parlamentares presentes no plenário da Câmara aplaudiram após a leitura de Lira.
O presidente da Câmara também leu requerimento de outras duas comissões: a da Americanas e a da manipulação de resultados em partidas de futebol. O presidente da Casa já havia indicado que faria isso ainda nesta semana.
Segundo informou Lira, as CPIs do MST e da Americanas terão 27 membros titulares e 27 suplentes, cada. Já a da manipulação de resultados em partidas de futebol terá 34 membros e 34 suplentes.
A leitura do requerimento significa que a comissão foi criada, mas não implica em sua instalação imediata —isso se dará apenas quando for realizada a primeira sessão da comissão. Para isso, é necessária a indicação de representantes pelos blocos partidários para a composição do colegiado.
FONTE: Folha Online | FOTO: EBC