As aberturas de empresas no setor de Serviços atingiram recorde histórico no início de 2023. Estudo da Serasa Experian divulgado nesta 4ª feira (19.abr), indica que 257.769 negócios neste segmento foram criados em janeiro, representando 72,5% do total. É a maior marca da série histórica do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, que começou em 2010.

Quando computados todos os segmentos, o primeiro mês do ano bancou 355.788 empreendimentos gerados. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada” – Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

E há ainda uma explicação sazonal para o impulso: “O mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente”, completa Rabi.

De acordo com o índice, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a natureza jurídica que representou a maior parte das empresas abertas (81,7%). Em sequência estavam as Sociedades Limitadas, que significaram 15,3% dos novos negócios, seguidas pelas Empresas Individuais e “Demais”, ambas categorias marcaram 1,5%.

Região Sudeste concentra a maior parte das novas empresas

A análise regional revelou que 50,6% das empresas criadas em janeiro de 2023 pertenciam à região Sudeste. 18,5% dos empreendimentos estavam localizados no Sul, 16,6% no Nordeste, 9,3% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte. Confira no gráfico a seguir os números completos de cada Unidade Federativa:

FONTE: SBT News | FOTO: Pixabay