
Edição realizada no Catar é a primeira a utilizar recursos de inteligência artificial para auxiliar árbitros, atletas e torcedores
A inteligência artificial é uma das atrações da Copa do Mundo de 2022: com uso de câmeras e sensores espalhados pelos campos e até mesmo presentes nas bolas de jogo, algoritmos estão sendo empregados para auxiliar o andamento das partidas e até mesmo para ajudar torcedores a entrarem e saírem dos estádios.
Confira abaixo algumas das aplicações do uso de inteligência artificial nos campos do Catar, onde a Copa de 2022 vem sendo realizada desde domingo (22):
Inteligência artificial ajudando na arbitragem
Em 2018, durante a Copa da Rússia, a FIFA, órgão responsável pelo torneio, começou a implementar o árbitro de vídeo (o famoso VAR): em uma sala dentro do estádio, juízes observam imagens dos jogos para identificar irregularidades como pênaltis e impedimentos, entre outras coisas.
Apesar do objetivo de minimizar possíveis erros de arbitragem, o recurso se tornou polêmico: jogadores, técnicos e até torcedores criticam as intervenções do VAR por serem demoradas e às vezes inadequadas.
O objetivo da Copa do Catar é diminuir as controvérsias, e, para isso, o uso da inteligência artificial é visto como fundamental. Neste ano, algoritmos e dados coletados durante os jogos ajudarão os árbitros de campo a tomarem decisões.
Essas informações são coletadas pelas câmeras espalhadas pelo estádio que monitoram todos os movimentos feitos pelos atletas: se um braço ou perna estiver à frente em determinado lance, impedimento pode ser marcado. Um alerta é enviado para a operação em vídeo. Os árbitros na sala do VAR então conferem o lance, e, no caso de alguma irregularidade, avisam imeditamente o juiz no campo.
Câmeras para jogadores e torcedores
As câmeras, aliás, estão sendo usadas amplamente pelos estádios da Copa. Centros de controle e comando podem se aproveitar de mais de 15 mil câmeras espalhadas pelos oito estádios usados para os jogos. Elas monitoram a movimentação dos torcedores e também os jogadores.
FONTE: Olhar Digital | FOTO: Shutterstock