Conselho de autorregulamentação publicitária tem guia para o influenciador digital

Sergio Pompilio, novo presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), assume o posto nesta semana em um momento de protagonismo das mídias sociais.

Atualmente, elas concentram cerca de 80% do trabalho do Conar e são tratadas como desafio.

O conselho tem uma diretoria dedicada ao tema e lançou, em dezembro de 2020, um guia com orientações para o influenciador digital. Muitos desconhecem recomendações elementares do mercado publicitário.

Segundo o Conar, existe uma disposição alta por parte deles em corrigir comportamentos fora do padrão quando são alertados. O monitoramento de um ambiente tão pulverizado ainda é complexo e depende da participação dos consumidores, segundo Pompilio.

“É até difícil conceituar o que é um influenciador. Há casos de crianças que passam a ter 5 mil a 10 mil seguidores em redes sociais”, afirma.

Do total de processos abertos pelo Conar nos últimos cinco anos, cerca de 70% se originam em denúncias de consumidores.

“Temos um aliado muito grande que é o próprio consumidor brasileiro. Questões ligadas a valores, ética e transparência aparecem e chegam de maneira mais incisiva ao Conar. Temos a sociedade civil atenta e consciente ao papel do Conar, o que também nos ajuda bastante”, diz Pompilio.

FONTE: Painel SA (Folha Online) | FOTO: EBC