Oscar

Metade da lista de novos membros é formada por estrangeiros, mostrando esforço pela diversidade

Selton Mello, Bruno Barreto, Jeferson De, Emílio Domingos e Sara Silveira são os novos brasileiros convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para se tornarem membros da instituição. Com isso, eles passam a poder votar, anualmente, no Oscar.

Veja também: Desembargador que chamou advogado de “filho da teoria lombrosiana” é condenado

A lista de 397 novos membros foi divulgada nesta terça-feira (28) e metade dela é formada por pessoas que não são americanas. Ao todo, 54 países foram contemplados, sendo que 44% dos convidados são mulheres e 37%, não brancos, mostrando o esforça da academia para diversificar seu quadro de associados.

Mello, conhecido pelos papéis na televisão e no cinema, incluindo em filmes estrangeiros como “Trash – A Esperança vem do Lixo”, foi convidado para fazer parte do ramo de atores da Academia. Barreto, de “O Que É Isso, Companheiro?”, e De, de “Doutor Gama”, para o de diretores.

Domingos, que dirigiu “Favela É Moda” e “A Batalha do Passinho”, representará o país entre os documentaristas, e Silveira, que produziu “As Boas Maneiras”, entre os produtores.

Eles se juntam a uma vasta lista de brasileiros que inclui, entre outros, Wagner Moura, Alice Braga, Carlinhos Brown, Petra Costa, Kleber Mendonça Filho, Walter Carvalho, Rodrigo Santoro e Karim Ainouz, que se tornaram membros em anos passados.

Os convites são feitos anualmente e divididos conforme o ramo da Academia ao qual o convidado, caso aceite a associação, se filiará. Assim, eles se tornam elegíveis para ajudar a decidir quem será indicado e, depois, quem vencerá cada categoria do Oscar.

Na lista deste ano ainda aparecem nomes notáveis, como Billie Eilish e Finneas O’Connell, que acabaram de vencer uma estatueta na categoria de canção original. Também estão nela os recém-premiados Ariana DeBose e Troy Kotsur, a executiva da Disney Dana Walden e os atores Jamie Dornan, Jessie Buckley, Robin de Jesus, Vincent Lindon, Jesse Plemons and Kodi Smit-McPhee e Anya Taylor-Joy.​

FONTE: Folha Online | FOTO: Divulgação