Senador Humberto Costa (PT-PE) acusa a deputada Soraya Manato (PTB-ES) de quebra de decoro parlamentar

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou, nesta quarta-feira (1º/6), pelo arquivamento de representação apresentada contra a deputada federal Soraya Manato (PTB-ES), por quebra de decoro parlamentar. A decisão por arquivar a petição recebeu 10 votos favoráveis contra dois contrários.

O parecer do relator, deputado Marcelo Moraes (PL-RS), disse em seu parecer que não havia justa causa para dar prosseguimento à denúncia.

A representação foi movida pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que acusa a parlamentar de ter feito publicações ofensivas contra ele nas redes sociais, entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Segundo o petista, os fatos usados pela deputada para supostamente atacá-lo foram esclarecidos “no âmbito do Poder Judiciário”. Ela referia-se a investigações contra Costa arquivadas na Justiça.

Em uma das postagens, Soraya Manato refere-se ao senador como “vampiro da Saúde”, defendendo sua participação em um esquema de desvio de verba pública do Ministério da Saúde. Na avaliação de Costa, a “única intenção” da deputada com as publicações era “ofender, agredir, desrespeitar, achincalhar, escarnecer” sua imagem.

“Em outra publicação, a deputada optou novamente pelo caminho da agressão e do desrespeito para com seus pares, pois se utilizou de fatos que já foram esclarecidos, em mais uma tentativa de manchar a honra e imagens deste parlamentar, o que é absolutamente inadmissível e inaceitável”, critica na representação, dizendo-se vítima de “ataques aviltantes”.

Para Costa, Soraya agiu intencionalmente visando a que sua imagem e honra fossem “manchadas de forma injusta, uma vez que as ofensas são totalmente descabidas e as questões levantadas já foram resolvidas nas searas competentes”.

FONTE: Metrópoles | FOTO: Câmara dos Deputados