O novo aplicativo de metaverso, chamado de Xi Rang em chinês, chegará no dia 27 de dezembro como uma local virtual para a realização da conferência

O Baidu anunciou a criação de um metaverso próprio a partir de uma plataforma chamada Land of Hope, programada para lançamento no final de dezembro. Principal concorrente do buscador do Google em solo chinês, a companhia deve rivalizar com os gigantes ocidentais no oferecimento de um sistema de “mundo digital” para o mercado da China.

O novo aplicativo de metaverso, chamado de Xi Rang em chinês, chegará no dia 27 de dezembro como uma local virtual para a realização da conferência de três dias de desenvolvedores de inteligência artificial da companhia, com sede na capital Pequim. Segundo o anúncio, o sistema pode comportar até 100 mil participantes simultâneos e com interações diversas no espaço tridimensional.

Segundo o vice-presidente do Baidu e coordenador da Xi Rang, Ma Jie, trata-se de um projeto em estágio inicial de desenvolvimento, mas que precisa ser posto à prova para que toda a comunidade possa melhorá-lo em conjunto. A iniciativa é interessante porque tira o metaverso do conceito infantilizado ou meramente inserido em contextos de entretenimento para uma aplicação no mundo real.

O Xi Rang provavelmente será um dos primeiros produtos de metaverso a desembarcar localmente. O mundo virtual foi pensado para ser bastante inventivo, sem preocupação em reproduzir a realidade, nos quais os usuários poderão encontrar personagens de desenhos animados ou monges treinados na arte do kung fu. O objetivo do Baidu é ir além para integrar também seus recursos de IA e computação em nuvem, no intuito de potencializar produtos e serviços da companhia.

FONTE: Canaltech | FOTO: Baidu Divulgação