Equipe do setor de crimes cibernéticos já fez primeira perícia no data center da pasta
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde que derrubou o site da pasta. A informação é da coluna Painel, da Folha Online.
O ataque foi na madrugada e o site continua fora do ar até a tarde desta sexta (10). Um aviso inserido pelos invasores na página avisava ao usuário que dados haviam sido copiados e excluídos e estavam sob controle do invasor.
O incidente foi no ambiente de nuvem pública, o AWS da Amazon, e houve comprometimento dos sistemas de notificação de Covid, do programa nacional de imunização e do ConectSUS.
Os bancos de dados dos sistemas não foram criptografados.
Após ser acionada, a PF enviou uma equipe do núcleo de Operações de Inteligência Cibernética e realizou as primeiras perícias no data center da pasta.
Na análise preliminar, a PF constatou não ter havido o sequestro de dados e hipótese principal é a de que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet.
Sobre a possível perda dos dados, os técnicos ainda avaliam qual foi o impacto da ação.
A investigação aberta mira os crimes de invasão de dispositivo de informática, interrupção ou perturbação de serviço informático de utilidade pública e associação criminosa.
O ataque foi reivindicado pelo Lapsu$ Group. Em fóruns na internet, o grupo anuncia ter sido responsável por invasões a outros sistemas.
FONTE: Folha Online | FOTO: EBC