Na terça-feira, empresa lançou o Take a Break, que encoraja usuários a ficarem algum tempo longe da plataforma; ferramenta ainda não chegou no Brasil
Apenas um dia antes de o chefe do Instagram enfrentar perguntas dos legisladores sobre suas práticas de segurança infantil, a empresa lançou um punhado de novos recursos com o objetivo de tornar mais difícil para os usuários, principalmente adolescentes, cair em “tocas de coelho” que podem ser prejudiciais para sua saúde mental.
Na terça-feira, a empresa lançou sua ferramenta Take a Break, que vai encorajar os usuários a ficarem algum tempo longe da plataforma após um determinado período de uso. O recurso, anunciado em setembro, chegará pela primeira vez a usuários nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, e a todos os usuários nos próximos meses.
Os usuários desses países podem ativar o recurso em “Configurações” e selecionar se deseja ser alertado após usar a plataforma por 10, 20 ou 30 minutos. Eles então receberão um alerta de tela inteira dizendo-lhes para fechar o aplicativo, sugerindo que respirem fundo, escrevam algo, verifiquem uma lista de tarefas ou ouçam uma música.
O Instagram também disse que vai adotar uma “abordagem mais rígida” em relação ao conteúdo que recomenda aos adolescentes e ativamente os empurrará em direção a diferentes tópicos se eles estiverem insistindo em algo – qualquer tipo de conteúdo – por muito tempo.
Os recursos se baseiam nas ferramentas de gerenciamento de tempo existentes no Instagram, como uma que permite que as pessoas saibam quando alcançaram o tempo total que desejam passar no Instagram a cada dia. A empresa disse que também está testando uma nova maneira de as pessoas gerenciarem suas atividades no Instagram em um só lugar, permitindo que excluam em massa fotos e vídeos que postaram, bem como curtidas e comentários anteriores.
“Embora esteja disponível para todos, acho que essa ferramenta é particularmente importante para os adolescentes entenderem mais completamente quais informações eles compartilharam no Instagram, o que é visível para os outros e ter uma maneira mais fácil de gerenciar sua pegada digital”, Adam Mosseri, chefe do Instagram, escreveu no blog de terça-feira.
A empresa também está trabalhando em um hub educacional para pais com dicas de especialistas para ajudá-los a discutir o uso de mídia social com seus adolescentes, bem como a capacidade de eles verem quanto tempo seus filhos passam no Instagram e definir limites de tempo.
FONTE: CNN Brasil | FOTO: Reuters