
Em termos financeiros, foram R$125,8 milhões em fraudes evitadas
Uma pesquisa realizada pela ClearSale mostrou que a Black Friday 2021 no Brasil cresceu 131,54% nas tentativas de fraudes em compras on-line quando comparada ao mesmo período de 2020. Segundo informações do site Convergência Digital, que divulgou o estudo, o aumento foi de 51.553 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 119.318 neste ano.
Em termos financeiros, foram R$125,8 milhões em fraudes evitadas no e-commerce em 2021, contra R$70,3 milhões no ano anterior – crescimento de 78,93%.
A Black Friday aconteceu no dia 26 de novembro, contudo, o estudo analisou o período do dia 25 a 28 do mesmo mês. No top cinco de produtos que geraram maior índice percentual de fraudes evitadas neste ano estão:
Considerando os valores dos produtos, os itens com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado, Celular e Ferramentas. Em 2020 as categorias de Ar-Condicionado e Ferramentas não faziam parte da lista, contudo, Bebidas completava o ranking de produtos mais caros com possibilidade de fraude.
Durante a Cyber Monday – um outro tipo de campanha de vendas que ocorre nos Estados Unidos um dia após o Dia de Ação de Graças – Eletrônicos, Celulares, Bebidas, Automotivo e Ferramentas também ocuparam a lista dos segmentos que tiveram o maior número de tentativas de fraudes este ano.
Para os compradores os golpes mais comuns são o roubo de credenciais e dados bancários via phishing: crime que engana as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Fraudes, como promoções absurdas em sites pouco confiáveis, também se potencializam durante os períodos.
Sites falsos, como promoções exageradas, como a do Golpe do Rayban, são um tipo de fraude que representa risco dobrado. Ao exigir cadastros prolongados, com informações sensíveis, os criminosos podem não só cobrar por produtos que nunca chegarão, mas também podem colher as informações em outros golpes.
FONTE: Olhar Digital via Convergência Digital | FOTO: Rawpixel.com/Shutterstock