Empresas usam tecnologia para gerir abastecimento de transportadoras e postos

A escalada do preço dos combustíveis afeta a inflação, motivou protestos de caminhoneiros e foi a causa de uma troca abrupta na presidência da Petrobras. Mas para startups brasileiras que atuam na área, os reajustes têm se convertido em mais clientes e altas taxas de crescimento. A informação é da Folha Online.

O último reajuste da Petrobras, no dia 26 de outubro, fez o preço médio da gasolina subir 3,1%, chegando a uma média de R$ 6,562 por litro, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Na mesma semana, o preço do diesel subiu 4,5% nos postos, chegando a R$ 5,211 por litro, em média. São valores inéditos no Brasil.

Atuando com poucos competidores externos devido às especificidades do mercado brasileiro, as startups do setor otimizam processos de distribuidores, transportadores e postos de combustível com tecnologias que vão de equipamentos para monitorar a vazão na bomba a robôs no Telegram que indicam como comprar o produto.

“Não sentimos a pandemia”, afirma Filipe Lucatelli Borges, um dos sócios da CTA Smart, empresa que atua com controle de abastecimento. “Toda crise que passamos desde a fundação da empresa, em 2011, nos fortaleceu.”

Os principais clientes da startup são transportadoras de pequeno e médio porte de cargas e passageiros. Normalmente, essas empresas contam com um posto interno em suas unidades para atender a própria frota.

Organizar analogicamente a logística de abastecimento desses postos pode resultar em perdas. Para resolver esse problema, a startup instala um equipamento nas bombas, conectado à internet, que registra o recebimento do combustível e faz toda a gestão de maneira automatizada.

Com a autorização da empresa, é possível saber quem é o motorista da vez, o nome do frentista que fez o abastecimento, a quilometragem do veículo, entre outros dados.

Apesar de ter mirado na visibilidade dos tanques, a startup passou a gerenciar o abastecimento dessas empresas por meio de software. Hoje a CTA Smart tem mais de 1.600 equipamentos ativos em todo o Brasil, além de estar nos Estados Unidos por meio da Link2Pump, prestando o mesmo serviço. No início de outubro, a marca recebeu aporte de R$ 5,5 milhões.

FONTE: Folha Online | FOTO: Marcelo Camargo (Agência Brasil)