Wall Street fechou em alta na sexta-feira, com o Dow Jones se recuperando e subindo 0,5% – após três sessões consecutivas de perdas –  impulsionado pelos lucros da Johnson & Johnson. Sexta também o S&P subiu 0,7% e o Nasdaq Composite subiu 1,0%, estendendo a alta de quinta, já que as ações das empresas de tecnologia e comunicação fecharam em alta. No front corporativo, a gigante da saúde J&J registrou lucros e anunciou que está se dividindo em duas empresas de capital aberto. Enquanto isso, as ações da Tesla caíram depois que Elon Musk vendeu mais ações no valor de US $ 700 milhões. Com relação aos dados econômicos, o sentimento do consumidor nos EUA caiu no início de novembro para seu nível mais baixo em uma década, enquanto a criação de vagas de emprego caíram para 10,438 milhões em setembro.

O Índice Bovespa fechou em queda sexta, com os investidores realizando os lucros de três pregões seguidos, observando as divulgações de balanços do resultado do 3T2021 e dos dados de serviços abaixo do esperado. O índice teve, porém, sua segunda semana de ganhos, impulsionado pela aprovação da PEC dos precatórios, que valorizou o real pela terceira semana e acalmou os juros.

Na semana, as ações do Ibovespa que mais subiram foram Usiminas PN, acompanhando a alta nos preços internacionais do minério de ferro, que beneficiou também a alta de 10,82% da Gerdau PN. A ordinária da BrMalls subiu 10,40%, após lucro líquido acima das expectativas. As maiores quedas foram da Natura ON -16,43%; Via ON -13,99%; e Locaweb ON -13,38%, com resultados frustrantes do terceiro trimestre.

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.

Instagram @professorfernandoamaral