
Colaboradores que estão há mais tempo na empresa se sentem menos acolhidos quando erram.
Pesquisa da Pulses, plataforma de soluções de clima organizacional, mostra que 54% dos colaboradores entrevistados acreditam que sofrerão represálias caso cometam alguma falha na empresa. No estudo, eles discordaram da afirmação: “Se alguém errar, isso não será usado contra a pessoa”.
Os colaboradores que estão há mais tempo na empresa se sentem menos acolhidos quando erram: 91% das pessoas que estão na organização há mais de 15 anos acreditam que vão sofrer consequências negativas se falharem.
Já para quem está na empresa há até 6 meses, esse índice é de 37%.
O levantamento foi feito com 2 mil respondentes de empresas de diferentes portes e segmentos.
Em relação aos segmentos de atuação das organizações, no ramo de seguros e serviços financeiros, 84% dos colaboradores sentem que vão sofrer represálias caso cometam um erro. Já na área de tecnologia, o índice é de 46%. E cai para 35% no setor da indústria.
Veja abaixo o percentual de quem discorda da afirmação “se alguém errar, isso não será usado contra a pessoa” por setor pesquisado:
Serviços financeiros e seguros: 84,29%
Logística, transporte e armazenagem: 69,32%
Saúde e assistência social: 64,86%
Consultoria: 58,63%
Serviços profissionais e técnicos: 55,56%
Educação: 50%
Tecnologia e software: 46,22%
Marketing e comunicação: 40,91%
Indústria: 35,71%
Renato Navas, líder de sucesso de pessoas da Pulses, explica que, historicamente, a área financeira tem uma cultura mercadológica com metas mais agressivas, na qual erros podem gerar impactos financeiros tanto para os clientes quanto para os próprios colaboradores.
Já a área de tecnologia é composta de muitas startups, que privilegiam um ambiente mais amigável, voltado para inovação, e veem o erro como uma etapa natural do processo de crescimento. Mas a pandemia pode ser um divisor de águas nesse cenário.
FONTE: G1 | FOTO: EBC