
Associação do setor também quer reforço em segurança de dados
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) disse nesta quarta-feira (3) que espera uma compensação financeira pelos eventuais prejuízos sofridos pelos estabelecimentos por causa da falha no app do iFood que trocou nomes de restaurantes por frases e ataques políticos nesta terça (2). A informação é da Folha Online.
“Recebemos com muita preocupação a notícia. Além dos óbvios prejuízos financeiros, que esperamos que sejam compensados pelo aplicativo, e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada. Menos mal que a resposta tenha sido rápida, identificando e resolvendo o problema antes que os prejuízos se avolumassem”, disse a Abrasel.
A associação representante dos restaurantes também pede que os procedimentos de segurança sejam revistos e reforçados não só no iFood, mas em todos os apps de entrega para proteger os dados dos estabelecimentos e de seus clientes.
Os estabelecimentos que foram alvo dos ataques tiveram os nomes trocados, por exemplo, por “Bolsonaro 2022”, e ofensas como “Marielle Franco Peneira” (em referência à vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, morta a tiros em 2018. Usuários das redes sociais divulgaram capturas de telas na terça-feira mostrando as alterações.
A mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e no ABC Paulista.
Em nota, o iFood confirmou ter identificado na noite desta terça-feira que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A investigação interna do iFood apontou que não ocorreu um ciberataque à plataforma e que o incidente foi causado por um operador de atendimento de uma prestadora de serviços que tinha permissão para ajustar informações dos restaurantes.
FONTE: Folha Online | FOTO: Ifood Divulgação