Os pesquisadores testaram o sistema em uma mulher de 57 anos que estava completamente cega por mais de 16 anos

Um estudo da Universidade Miguel Hernández (Espanha) publicado no The Journal of Clinical Investigation encontrou uma forma alternativa de devolver a visão para pacientes cegos: por meio de um óculos que estimula diretamente o córtex. Na prática, a invenção usa uma “retina artificial” e detecta a luz na frente de seu usuário.

Os pesquisadores testaram o sistema em uma mulher de 57 anos que estava completamente cega por mais de 16 anos. Durante o experimento, a paciente foi finalmente capaz de identificar formas e silhuetas detectadas pela retina artificial. Segundo os autores do estudo, a paciente também conseguiu discernir algumas letras e até reconhecer os tamanhos dos objetos.

O implante tem apenas 4 mm de largura e cada um dos minúsculos eletrodos tem 1,5 mm de comprimento. Eles penetram no cérebro para que possam estimular e monitorar a atividade elétrica dos neurônios no córtex visual. Esse implante não afetou de outra forma a função do córtex cerebral, nem estimulou outros neurônios.

No entanto, segundo afirmações dos próprios especialistas envolvidso, há muito trabalho pela frente antes que a tecnologia possa ser usada em um nível prático, então os cientistas agora estão recrutando voluntários com diferentes níveis de deficiência visual para novos experimentos.

FONTE: Canaltech | FOTO: nmicco/Envato