Segundo os pesquisadores da Cisco Talos, diversos cibercriminosos estão se aproveitando da capacidade de dividir a banda de uma rede para benefício próprio

Caso você esteja notando quedas na sua velocidade de conexão à internet, o problema pode não estar ligado aos serviços fornecidos por sua provedora. Em uma publicação divulgada na última terça-feira (31), a Cisco Talos mostra como cibercriminosos estão usando ferramentas como o proxyware para roubar capacidade de banda de suas vítimas e lucrar com isso.

De acordo com o Canaltech, os chamados proxywares são softwares legítimos que permitem que o usuário compartilhe parte de sua velocidade de conexão com outras pessoas, geralmente mediante o pagamento de uma taxa. Além da internet, muitos aplicativos legítimos também permitem o compartilhamento de ferramentas de segurança como firewalls e softwares antivírus.

Segundo os pesquisadores da Cisco Talos, diversos cibercriminosos estão se aproveitando da capacidade de dividir a banda de uma rede para benefício próprio. Assim como nos ataques que visam transformar a máquina da vítima em uma central de mineração de criptomoedas (criptojacking), eles tendem a agir de maneira discreta e usam uma série de ferramentas para despistar suas ações e não deixar rastros.

Ainda segundo a Cisco Talos, há ataques que misturam roubo de banda com a instalação de criptomineradores e códigos maliciosos destinados a roubar informações sensíveis presentes na máquina afetada. “Já estão vendo um sério abuso dos agentes de ameaças que podem ganhar uma quantia significativa de dinheiro com esses ataques”, alerta a empresa.

FONTE: Canaltech | FOTO: Pixabay