Facebook tomará iniciativa para detectar “memes de ódio” em que utilizará inteligência artificial para filtrar conteúdos questionáveis

O Facebook divulgou uma iniciativa nesta terça-feira (12) para detectar “memes de ódio”, utilizando inteligência artificial e apoiada pelo crowdsourcing. A informação está no site F5, da Folha de S. Paulo.

A principal rede social do mundo informou que já havia criado um banco de dados com 10.000 –memes imagens misturadas com texto– para intensificar os esforços contra discursos mal-intencionados.

O Facebook informou que os dados estavam sendo compartilhados com pesquisadores no “desafio dos memes de ódio”, um incentivo ao desenvolvimento de algoritmos capazes de detectar estes tipos de mensagens, com um prêmio total de US$ 100.000.

“Esse desafio deve estimular pesquisadores em Inteligência Artificial a testar novos métodos, comparar seus trabalhos e resultados e acelerar a identificação de discursos de ódio multimodal”, informou o Facebook.

A iniciativa é divulgada em um momento de grande apoio à IA para filtrar conteúdos questionáveis que driblaram grande parte dos moderadores humanos durante a pandemia do novo coronavírus.

Seu relatório trimestral de transparência indicou que o Facebook removeu cerca de 9,6 milhões de postagens por violar políticas de “discurso de ódio” nos três primeiros meses deste ano, incluindo 4,7 milhões de peças de conteúdo “ligadas ao ódio organizado”.

O Facebook anunciou que a filtragem por IA foi se aprimorando à medida que a rede social recorreu mais às máquinas em consequência dos bloqueios pela pandemia.

FONTE: F5 | FOTO: Pixabay

Deixe um comentário