Segundo sindicato, cerca de 20 mil trabalhadores já foram afetados em São Paulo pelo impacto da pandemia de Covid-19 nas empresas do estado
O Sindicato dos trabalhadores de TI de São Paulo (Sindpd) informou na sexta-feira, 08/05, que, até o momento, foram feitos 87 acordos coletivos para a redução de jornada e salário, e cerca de 140 estão em negociação, abarcando um universo de 20 mil trabalhadores por conta do impacto da pandemia de Covid-19 nas empresas de TI do estado. A informação está no portal Convergência Digital.
“A maioria dos acordos firmados pelo sindicato garantiu estabilidade de 120 dias a 180 dias, além de assegurar praticamente integral o salário nominal dos profissionais. Por outro lado, observamos a ampliação acentuada do trabalho em home office, que já representava aproximadamente 8% de toda a contratação celetista do setor. A pandemia tenderá a aumentar o trabalho em home office em todos os setores e o setor de TI será ainda mais acentuado, podendo superar mais de 20% de todo o setor”, afirmou o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Uma pesquisa do Sindpd/SP, com 150 empresas de TI de São Paulo, mostra que 14,%5 possuem planos de contratação e ampliação das plantas, 56,4% não irão demitir, 5,6% irão demitir por conta da pandemia e 23,42% irão demitir em virtude de finalização de projetos.
Dados setoriais dão conta que, somente em São Paulo, mais de 7,8 mil empresas atuam no setor de TI. O setor de tecnologia da informação e comunicação representa aproximadamente 7% do Produto Interno Bruto do Brasil (2018) e emprega mais de 1 milhão de profissionais (entre celetistas e PJs), sendo 42% concentrados no estado de São Paulo.
FONTE: Convergência Digital | FOTO: Pixabay