Por Fernanda Sabino, especial para o portal juristec

Realizado no último sábado (07) o I ERDiTI ( Encontro Regional de Direto Tecnologia e Inovação) reuniu centenas de professores, estudantes e profissionais, com o intuito de debater temas da atualidade, através de uma ótica multidisciplinar. O evento aconteceu no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), e contou com uma vasta programação, incluindo o desafio “IDEATHON”, que reuniu equipes para pensarem idéias tecnológicas e inovadoras, dentro de problema proposto.

As atividades aconteceram de forma simultânea. Além do Rio Grande do Norte, participam do encontro os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Entre os assuntos discutidos no ERDiTI, por meio dos grupos de trabalho, palestras e mesas redondas, estiveram os desafios de gêneros na área da tecnologia; tecnologia na sociedade; segurança de dados no Brasil, com base na LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados; Fake News e algoritmos; empreendedorismo nas áreas tecnológica e jurídica; entre outros. O time de palestrantes foi formado por professores da UFRN, URFESA (Universidade Federal Rural do Semi-árido) e por professores e profissionais convidados, tanto do Rio Grande do Norte, quanto de Pernambuco.

O evento foi encerrado com a premiação do desafio IDEATHON, que teve a participação de sete equipes, selecionadas por meio de submissão de idéias. As vencedoras foram Hurricone, Laboratório da UFAL e Calango Tequi, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os grupos foram premiados com quantias em dinheiro, além de bolsas de estágios e prêmios diversos, oferecidos pelos parceiros do ERDiTI.

IDEATHON teve a participação de sete equipes. (FOTO: Fernanda Sabino)

Mais sobre o IDEATHON
Durante o desafio, os participantes tiveram menos de quatro horas para criar o projeto de uma plataforma inovadora, para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. O software deveria ser acessível e inclusivo, adaptado para mulheres com deficiências físicas, sobretudo as auditivas. Os grupos receberam mentoria dos professores das áreas jurídica e tecnológica, que orientaram os estudantes e profissionais para desenvolvimento das suas idéias.

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