Aos 27 anos de idade, a indiana Ankiti Bose está prestes a fazer história. Ela pode se tornar a primeira mulher a fundar um unicórnio, startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão, na Índia. Ankiti deve chegar lá por conta do e-commerce de moda Zilingo, fundado há apenas quatro anos pela empresária. A informação está no portal Época Online.

A matéria diz que, de 2015 para cá, ela viu sua paixão pelo mundo fashion se transformar em uma plataforma com mais de 7 milhões de usuários ativos – e um valuation (termo para a avaliação do valor de mercado) de US$ 970 milhões. Agora, espera pacientemente o selo de unicórnio chegar.

Em entrevista à CNBC, Ankiti falou sobre sua trajetória, que começou em 2014, numa viagem à Tailândia com as amigas. Na época, a jovem foi a Bangkok com o objetivo de fazer compras no mercado de Chatuchak, um dos maiores mercados abertos de roupa do mundo. Estima-se que pelo menos 11 mil comerciantes independentes trabalhem por lá. Em meio a tantas opções, teve um insight.

“Eu fiquei: ‘nossa, tudo isso deveria estar disponível na internet!’. Mas eles não sabiam como fazer isso. E foi aí que a minha chave virou”, diz. Na época, Ankiti trabalhava para a sede indiana da Sequoia Capital, um dos maiores fundos de venture capital do mundo. No seu trabalho, ela acompanhava o crescimento de gigantes como Amazon e Alibaba, e sentia falta de um player forte no seu país.

Pensando nisso, criou um marketplace para agregar comerciantes independentes do sudoeste da Ásia e ajudá-los a vender online. A Zilingo funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que cada vendedor passa por um processo de avaliação antes de ser aprovado. Métricas como valor das peças e origem da matéria-prima são levados em conta na tomada de decisão. Se aprovados, os vendedores ganham acesso a serviços como suporte técnico, financiamento para expansão e seguro contra fraudes.

FONTE: Época Negócios | Foto: Pixabay

Deixe um comentário