
Da Redação / Juristec
Menos de dois dias depois de lançar seu perfil no Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro já reunia 417 mil seguidores – às 9h30 desta sexta-feira (05). E por que o ministro decidiu entrar na rede social, aliás a principal utilizada no mundo político, inclusive pelo presidente da República Jair Bolsonaro?
Entre as razões pela quais Sergio Moro decidiu entrar no Twitter está o imbróglio em que se envolveu com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia há cerca de duas semanas. A polêmica se deu em razão da tramitação do projeto de lei anticrime.
Após a troca pública de farpas – o ministro cobrando celeridade e o deputado alegando necessidade de serem respeitados os trâmites e ainda avisando que seu interlocutor na questão é “o chefe de Moro” -, o ex-condutor da Lava Jato disse ter se entendido com Maia, atribuindo a discussão a “ruídos na comunicação”. Isso explica uma das razões de o ministro ter criado um canal próprio de comunicação pública.
A necessidade, segundo ele, de debater publicamente o projeto de lei anticrime é o outro motivo. “Projeto de lei anti crime. Medidas simples, diretas e eficazes para enfrentar corrupção, crime organizado e crimes violentos (porque caminham juntos). Vou explicar nesse espaço várias delas”, diz uma das primeiras mensagens postadas nesta sexta (05) pelo ministro. “Algumas medidas são bem simples. Mudamos o art. 185 do CPP para que a audiência por videoconferência do réu preso passe a ser a regra e não mais exceção. Objetivo, evitar deslocamentos desnecessários de presos aos fóruns”, escreveu em outra postagem.
Desde que criou o perfil, o ministro recebeu as boas vindas do presidente Jair Bolsonaro e do atual juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas. Somente em sua primeira hora na rede social, Sergio Morro já contabilizava 25 mil seguidores.
Boa parte deles foi atraída por uma postagem que acabou se tornando ‘meme’. No post, para provar que o perfil é verdadeiro, Moro aparece em uma fotografia segurando um calendário da Caixa Econômica Federal assinalando o dia 4 de abril. “Provando que esse twitter é meu mesmo (o que é um pouco inusitado)”, escreveu o ministro. Até às 9h30 desta sexta (05) essa postagem contava com 21 mil comentários, 152 mil likes e 19 mil retweets.
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