A preocupação com a proteção de dados amplia-se, mesmo que não, ainda, na mesma proporção em que crescem a inovação, sobretudo por meios digitais, a inteligência artificial e as plataformas de tecnologia principalmente. O Japão se mostra atento e disposto a investir para que os dados de seus cidadãos não sejam dominados de forma incontrolável pelas gigantes da internet.
De acordo com o portal Convergência Digital, reportando notícia da Agência Reuters, o governo japonês anunciou na quarta, 13/2, que vai criar uma nova agência reguladora para acompanhar de perto as gigantes da internet como Google e Facebook.
Além da proteção aos dados pessoais, o novo órgão, assinala a matéria, vai examinar as práticas competitivas no mundo digital e fará recomendações de atuação antitruste.
Ainda segundo o governo japonês, essa nova agência também vai elaborar diretrizes e avaliar os impactos de fusões e aquisições e a possibilidade de monopólio em serviços de mensagens e que envolvam o tratamento de dados pessoais. A ideia é concluir a elaboração dessa nova agência até meados de 2019.
Durante reunião ministerial no país, na quarta-feira, foram discutidas as práticas de empresas como Google, Facebook, Amazon, Alibaba e Baidu e a crescente influência dessas ferramentas nos sistemas de pagamento, vendas de varejo e mesmo nos carros conectados. Também foram discutidas multas já aplicadas, especialmente na União Europeia, em processos antitruste contra Google e Facebook.
FONTE: Convergência Digital,