Um tema recorrente, sobretudo nestes tempos de transformação digital, que é a possibilidade de criação e lançamento de uma plataforma que reúna vários veículos de notícias num espaço único, pode ter um novo e decisivo capítulo em março.
De acordo com o repórter João Ortega, do portal Startse, está marcado para o dia 25 de março o lançamento, pela gigante Apple, de uma plataforma que agrupará diversos publishers com apenas uma assinatura única mensal. A novidade está sendo chamada de “Netflix de notícias”.
O problema, de acordo com matéria do Startse, é que foi especulado na imprensa que a Apple deseja repassar apenas 50% da receita aos veículos de notícias. Os valores seriam divididos entre os produtores de conteúdo parceiros de acordo com as quantidades de views dos artigos.
Segundo o Wall Street Journal, descreve o site, grandes publishers norte-americanos como The New York Times e Washington Post não aceitaram os termos do repasse. Grande parte da receita destes sites vem de assinantes de conteúdos exclusivos. Além disso, estes grandes jornais teriam interesse nos dados dos assinantes, que ficariam restritos à Apple.
O dilema dos veículos de imprensa é similar ao que tiveram produtores de entretenimento com a chegada dos streamings de filmes e séries: por um lado, uma plataforma única que reúne diversos conteúdos tende a aumentar a base de assinantes, mas, por outro, o controle sobre o valor da assinatura e a distribuição de notícias fica sob responsabilidade de terceiros – além de diminuir o tráfego nos portais de notícias.
A assinatura do serviço agregador de notícias da Apple deve custar US$ 10, informa o Startse. Também é especulado que a empresa de Tim Cook possa lançar outro serviço por assinatura no mesmo evento: o seu próprio serviço de streaming de filmes e séries.
FONTE: Startse