Tem dias que não é fácil: o cansaço bate e parece não haver nada no mundo capaz de garantir a dose de energia necessária para cumprir com as obrigações da rotina. O problema é bem mais comum do que parece.
Uma pesquisa recente do Ibope mostrou que 98% dos brasileiros se dizem cansados e 61%, exaustos. Mas se você está cansado demais até para tentar entender por que estamos tão cansados e precisa de uma solução rápida, aqui vão algumas dicas. A informação é do site da revista Galileu:
Coma uma banana
A fruta é um dos melhores alimentos para dar aquela levantada na energia. Isso porque é rica em carboidratos, potássio e vitamina B6, todas substâncias que ajudam na missão. Não à toa, é um dos alimentos preferidos de atletas antes e depois de provas de alta resistência.
Aposte na aromaterapia
Cheiros são poderosos, tanto na hora de relaxar quanto na hora de combater a fadiga. Aposte em óleos essenciais que estimulam o sistema nervoso: menta, hortelã, alecrim, eucalipto e pinho são alguns exemplos de perfumes que aumentam o nível de atenção. Evite odores calmantes, como a lavanda, camomila, rosa e ylang ylang.
Tome água
Parece bobagem, mas muita gente se esquece de tomar água com frequência e acaba desidratado. A melhor maneira de saber se você está bem hidratado é não sentir sede (claro) e ter uma urina incolor, no máximo amarela clara.
Exercite-se
A atividade física é a melhor forma de ganhar energia imediata e naturalmente, porque ela estimula a circulação de oxigênio pelo sangue, além da produção de diversas substâncias que geram a sensação de bem-estar. E não precisa ir à academia para isso: se você precisa de uma dose de energia imediatamente, experimente andar de um lado para o outro ou em círculos por cerca de dez minutos.
Dê uma volta
De preferência, no sol. Há diversos estudos que mostram que existe relação entre a exposição à luz e o contato com a natureza com o aumento na produtividade.
Tome um banho gelado
Ou jogue água bem gelada no rosto. A tática antiga é infalível, pois tem explicação científica: o choque com a água gelada provoca a liberação da noradrenalina, neurotransmissor responsável por nossa resposta de “luta ou fuga”, que aumenta os batimentos cardíacos, acelera a respiração e deixa o corpo mais alerta.
FONTE: Galileu