
Ministérios, autarquias e fundações são obrigadas a participar
Aumentar a proteção dos dados do governo federal na Internet. Esse é o objetivo da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. A ideia é, justamente, prevenir ameaças virtuais e aumentar o nível de segurança das informações de órgãos e entidades do governo, além de autarquias e fundações. A notícia é da Agência Brasil.
O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que cria essa rede e o texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19).
Ministérios, autarquias e fundações são obrigadas a participar da rede. Já as empresas públicas e sociedades de economia mista federais e suas subsidiárias poderão aderir ao sistema de maneira voluntária.
De acordo com a Secretaria Geral da Presidência, o aumento das ameaças cibernéticas em todo mundo foi a principal motivação para criação da rede. Ações de proteção de dados governamentais têm sido adotadas em vários países.
O Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República será o responsável pela coordenação da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos.
FONTE: Agência Brasil | FOTO: Por Pixabay