A startup brasileira HAP Gesso está desenvolvendo um biomaterial que pode revolucionar o setor de saúde. Feito a partir de gesso, a companhia sugere que esse composto poderá ser utilizado em cirurgias e outros procedimentos para regenerar ossos e até dentes.

Utilizando um processo inovador, a empresa conseguiu desenvolver um tipo de material que é totalmente compatível com o organismo humano: a hidroxiapatita de cálcio.

Criada em 2022, a startup integra a incubadora Porto Digital Europa, que apoia a internacionalização de negócios tecnológicos. Para entrar no mercado, a HAP Gesso busca captar R$ 1 milhão.

Atualmente, a incubadora opera no norte de Portugal, região escolhida por estar no segundo maior mercado consumidor de hidroxiapatita de cálcio no mundo, a Europa (só os Estados Unidos estão na frente).

Osso de gesso

A hidroxiapatita de cálcio é um material obtido a partir de um processo realizado com gessos de alta qualidade e alto teor de pureza, extraídos da região do Araripe, em Pernambuco.

Para viabilizar a produção dos ossos, o principal componente do gesso, o sulfato de cálcio, é convertido em hidroxiapatita.

A partir disso, a hidroxiapatita de cálcio pode ser aplicada em diversas áreas da medicina, como ortopedia, odontologia, estética, veterinária, entre outras especialidades.

A startup afirma que o material tem potencial para contribuir em todos os procedimentos voltados à recuperação óssea e dentária.

Em mensagem ao site Público Brasil, a presidente da HAP Gesso, Ceissa Campos Costa, informou que testes estão sendo conduzidos tanto no Brasil quanto na Europa, devido às diferenças nos processos de regulamentação.

FONTE: CNN Brasil | FOTO: Milan Markovic/Getty Images