
A Meta afirma que o perfil descumpriu repetidamente os termos em relação à nudez, conteúdo adulto e temas sexuais.
O Instagram removeu permanentemente a conta oficial do Pornhub por violar as diretrizes da comunidade sucessivas vezes. A Meta afirma que o perfil descumpriu repetidamente os termos em relação à nudez, conteúdo adulto e temas sexuais.
Em resposta, o Pornhub publicou uma carta aberta no Twitter na qual classificou a medida como injusta e pedindo explicações da Meta. Segundo o site, tanto a conta dele quanto de outros criadores de conteúdo adulto foram removidos em justificativa. A carta foi assinada por 63 artistas, modelos, atores de filme pornô e ativistas.
O site de conteúdo adulta reclama que a aplicação das políticas do Instagram é feita de forma “pouco transparente, discriminatória e hipócrita” ao longo dos anos. Isso teria prejudicado os meios de subsistência de um “grupo marginalizado” de criadores independentes, que tem no Insta uma importante ferramenta de marketing.
O Pornhub diz que a plataforma social permite que celebridades e marcas tradicionais publiquem conteúdos sexuais sem adotar a mesma postura. Um exemplo dado pelo serviço adulto é a comparação entre o vídeo postado pela influenciadora Kim Kardashian com as modelos menos conhecidas que produzem conteúdo sexual.
“Negar-nos a capacidade de promover nossas marcas e expandir nossos negócios, enquanto apaga, silencia e censura a presença de profissionais do sexo e marcas adultas, é violento e profundamente prejudicial”, concluiu o Pornhub.
Entenda o que levou ao banimento do Pornhub
A conta havia sido suspensa há cerca de três semanas por publicação indevida de nudez. Na época, o Pornhub disse que acreditar ser uma decisão temporária, mas a punição foi mantida em caráter definitivo.
A MindGeek, empresa controladora do Pornhub, enfrenta graves acusações sobre inércia quanto à moderação de conteúdo. As reclamações envolvem a não exclusão de conteúdos gravados sem consentimentos das vítimas, extorsão, pornô de vingança e outros crimes sexuais relacionados.
Em casos mais graves, o site foi acusado de manter vídeos de estupros, o que levou empresas como Mastercard e Visa a suspender o uso de cartões de crédito para compra dos planos Premium. A empresa precisou apelar para as criptomoedas como forma única de pagamento para sobreviver.
O Pornhub também é alvo de uma ação coletiva, movida em nome de adolescentes expostos no site, estimada quase US$ 600 milhões (mais de R$ 3 bilhões). A Meta não deu detalhes adicionais nem falou sobre a carta aberta do Pornhub até o momento.
FONTE: Canaltech | FOTO: Reprodução