O resultado da votação em consenso do parecer será encaminhado ao plenário da Alesp

O deputado estadual Delegado Olim (PP-SP) defendeu a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), em relatório enviado hoje (7) ao Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Olim é relator no processo aberto depois do vazamento de áudios sexistas enviados por Do Val sobre mulheres ucranianas.

A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa da presidente do conselho, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). Agora, o relatório será lido e analisado pelos outros oito membros do colegiado em sessão na próxima terça-feira (12), a partir das 14h.

Nas gravações, Do Val, conhecido como Mamãe Falei, disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele reconhece as frases como “repulsivas” e “grotescas”, mas a defesa alega que o parlamentar enviou os áudios a grupos privados, que estava licenciado do cargo e em outro país.

O resultado da votação em consenso do parecer será encaminhado ao plenário da Alesp. Os deputados estaduais poderão, então, rever ou não a decisão do Conselho de Ética. As punições previstas são:

advertência,
censura verbal ou escrita,
perda temporária do mandato ou perda de mandato.

FONTE: UOL | FOTO: Reprodução