
Dispositivos Android do BlackBerry não serão afetados pelo fim do serviço
Em breve, você não poderá mais usar aquele velho telefone BlackBerry que fica no fundo da sua gaveta em algum lugar. A partir da próxima terça-feira (4), a empresa irá interromper o suporte para seus dispositivos clássicos com BlackBerry 10, 7.1 OS e anteriores. Isso significa que celulares BlackBerry, mesmo com wi-fi ou rede de celular, não poderão fazer chamadas, mandar mensagens de texto, usar dados, mandar SMS nem mesmo fazer chamadas para números de emergência. BlackBerrys rodando Android continuam funcionando normalmente.
Enquanto a maioria dos usuários móveis deixou o BlackBerry — a última versão de seu sistema operacional foi lançada em 2013 –, a mudança para descontinuar o suporte para seus telefones representa o fim do que antes era considerada uma tecnologia de ponta.
O anúncio foi feito pela empresa em setembro de 2020. Na ocasião, ela justificou que a decisão faz parte de esforços para uma concentração maior de software e serviços de segurança para empresas e governos em todo o mundo sob o nome BlackBerry Limited.
Desde 2016 a BlackBerry tem ficado quase sempre fora do negócio de telefonia, mas ao longo dos anos continuou a licenciar sua marca para fabricantes de telefones, incluindo TCL e mais recentemente OnwardMobility, uma startup de segurança baseada em Austin, Texas, para um dispositivo 5G Blackberry rodando em software Android.
Os dispositivos Android do BlackBerry não serão afetados pelo fim do serviço.
Os telefones celulares da velha escola da BlackBerry com teclado físico do final dos anos 1990 e início dos anos 2000 já foram tão populares que as pessoas os apelidaram de “CrackBerries”. O teclado atraiu profissionais que desejavam a flexibilidade de trabalhar fora do escritório com algumas das ferramentas que usavam em um computador desktop.
Os dispositivos se tornaram um símbolo de status e um acessório para as pessoas em Wall Street, celebridades como Kim Kardashian e até mesmo o presidente Barack Obama, em parte graças à sua grande reputação de segurança. Em seu pico em 2012, o BlackBerry tinha mais de 80 milhões de usuários ativos.
FONTE: CNN Brasil | FOTO: Divulgação/BlackBerry