Armadura estará totalmente pronta em cerca de 5 anos

Um brasileiro vem dando o que falar quando o assunto se trata de ousadia. E não é para menos. O torneiro mecânico, programador de CNC e youtuber Caíque Igor Alves Marquetto, de 28 anos, resolveu construir sua própria armadura do Homem de Ferro, herói da Marvel. A vontade de reproduzir a vestimenta de modo mais fiel possível, segundo matéria do Olhar Digital, iniciou-se em 2008, quando Caíque assistiu pela primeira vez o filme.

“Eu sabia que não era possível fazer algo tão avançado, exatamente como no filme, mas com o tempo fui percebendo que dava para construir uma bem próxima da real, e desse jeito, conforme fui aprendendo mais sobre as áreas necessárias para desenvolvimento, o projeto foi tomando forma”, contou o inventor que mora em Barretos (SP) e se divide entre as aulas no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), o trabalho no laboratório de engenharia mecânica da faculdade e a produção de vídeos para seu canal no youtube.

Segundo Caíque, a armadura está sendo desenvolvida puramente por diversão mesmo. “Simplesmente, para realizar meu sonho de fazer algo que ninguém nunca tentou até hoje, construindo a armadura o mais próximo possível da real, com direito a motores de foguete de verdade, músculos hidráulicos para super força e até blindagem externa capaz de suportar disparos reais, como a do filme”.

Marquetto sabe que sua criação não é a primeira reprodução da roupa do Homem de Ferro. Já existe, por exemplo, uma armadura feita por Adam Savage, um dos apresentadores do extinto programa de TV Mythbusters (Os caçadores de mitos) em parceria com Richard Browning, fundador e piloto de teste chefe da Gravity Industries.

No entanto, de acordo com Marquetto, esse e outros projetos são bem diferentes do que ele está desenvolvendo. Conforme ele explicou, sua armadura não voará de modo semelhante à da Gravity Industries, com motores a jato de aeromodelos. “Como a ideia da armadura é ser o mais próximo possível à do filme, estou empregando muitas tecnologias diferentes, como motores de foguete a propelente líquido, que irão a princípio utilizar etanol e oxigênio líquido para possibilitar o voo”.

Caíque relatou que a vestimenta contará com músculos híbridos hidráulicos para possibilitar a característica da super força. Para isso, ele projetou um sistema bastante complexo de válvulas de controle, que ele mesmo vai construir, além de vários microcontroladores e um computador central, que garantirá que tudo funcione com base no movimento de seu corpo e nos estímulos neurais.

“Com base nisso, a armadura está sendo construída a partir de vários materiais diferentes, como cobre para a construção dos motores de foguete, alumínio aeronáutico em muitas das partes que precisam ser leves e resistentes, aço e materiais compósitos para a blindagem e, provavelmente, até mesmo o emprego de titânio na construção do exoesqueleto”, disse.

Ainda de acordo com a matéria do Olhar Digital, Marquetto afirmou que armadura estará totalmente pronta em cerca de 5 anos. “Esse é o prazo no melhor cenário, devido a todas as áreas complexas correlacionadas, ao investimento, à fase de pesquisa e aos testes que deverão ser feitos várias vezes até que tudo possa ser concluído”, explica. Toda a produção está sendo mostrada no canal de Caíque no Youtube, “sr marquetto”, que já conta com 14 mil inscritos.

Com informações do Olhar Digital | FOTO: Divulgação Marvel