
Os dados são de uma pesquisa da plataforma de vendas digitais Nuvemshop
Mais de R$ 1 bilhão. Esse foi o total que pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras faturaram no primeiro semestre de 2021 no comércio online, de acordo com matéria publicada pelo Canaltech. Os dados são de uma pesquisa da plataforma de vendas digitais Nuvemshop. O montante é mais que o dobro (140%) do alcançado no mesmo período de 2020: o total faturado à época foi R$ 428 milhões.
Segundo a matéria, o levantamento foi feito a partir de informações do banco de dados da Nuvemshop, que tem mais de 85 mil negócios cadastrados. As análises mostram que os pedidos na plataforma saltaram de 9,3 milhões (no primeiro semestre de 2020) para mais de 20 milhões agora em 2021. Esses números representam aumento de 121%.
Thomas Carlsen, COO e cofundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal para PMEs, aponta que, com a chegada da pandemia, pequenos e médios negócios, assim como consumidores, precisaram reinventar modelos de comércio e consumo. “Esse processo foi facilitado pelas plataformas de e-commerce. Muitos compraram online pela primeira vez e gostaram da experiência”, avalia.
Os segmentos que mais faturaram com o e-commerce no período foram: Moda (R$ 342,8 milhões), Saúde & Beleza (R$ 85,8 milhões), Acessórios (R$ 72,3 milhões), Casa & Jardim (R$ 42,2 milhões) e Eletrônicos (R$ 27,7 milhões). Assim como em 2020, São Paulo é o Estado que mais fatura com as vendas online no país. Em seguida vêm Minas Gerais e Rio de Janeiro.
FONTE: Canaltech | FOTO: Reprodução/Elements/ckstockphoto