O desembargador Marcos André Chut, do TJ/RJ, decidiu transformar sua longa trajetória no Direito em inspiração para uma nova forma de contar histórias: romances baseados em casos reais, escritos a partir de vivências como promotor, procurador de Justiça e magistrado ao longo de mais de três décadas de atuação.

Apaixonado por literatura, o magistrado uniu suas duas vocações e, com o apoio dos filhos, idealizou a criação de romances jurídicos com base em fatos verídicos.

O diferencial do projeto está na forma de entrega ao público: os romances são adaptados em podcasts no formato de audiobooks, disponíveis nas plataformas YouTube e Spotify.

O canal, batizado de “O Invisível Contador de Histórias”, já conta com o primeiro romance publicado: “O Caso da Flecha”, inspirado em um episódio envolvendo um menor atingido por uma flecha na noite de réveillon.

A proposta, segundo os idealizadores, é apresentar histórias com linguagem literária, mas sempre ancoradas em situações reais vivenciadas no ambiente jurídico.

O projeto também tem investido no uso de inteligência artificial para transformar os textos em podcasts narrados, otimizando a produção de conteúdo.

FONTE: Migalhas | FOTO: X/@tjrjoficial