Nos últimos dias fui impactado, sem querer, por um tema que acredito servirá como norte no processo de construção do advogado 5.0

 

Estava pedalando com minha esposa, quando fui informado pelo relógio que ela usa que havíamos recebido uma medalha pelo atingimento de um objetivo.

 

Eu não sabia, mas ela e vários praticantes de esportes gamificaram a atividade física, tornando-a mais estimulante. Há medalhas, ranking, números, dentre outras informações que tornam a atividade um jogo.

 

A gamificação, que significa tornar algo não jogo em jogo, ou pensamento de jogos, consiste em transformar uma atividade cotidiana em jogo, com elementos de competição, cooperação, exploração, premiação, etc.

 

Minha geração X e as que se sucederam em especial a geração Y, que é atualmente aquela que domina o mercado, nasceu imersa no mundo da internet e dos videogames.

 

Essa geração será a responsável por criar o mundo 5.0, portanto, é possível crer que a gamificação será um norte para o desenvolvimento de todas as atividades, das mais simples as mais complexas.

 

Na minha visão, a advocacia não ficará de fora do processo de gamificação. Se tivermos como premissa, por exemplo, que o processo judicial é um jogo colaborativo e competitivo, criar ferramentas de gamificação pode gerar um aumento de performance organizacional e individual dos participantes.

 

Saindo do campo do processo, o aprendizado gamificado, através de jogos de simulação, por exemplo, também pode ser um vetor de construção do advogado 5.0.

 

Um campo enorme para ser explorado pelo advogado 5.0. Mais uma provocação que deixo aberta, convidando para que possamos discutir nos próximos textos.

 

Aguardo também os comentários.

 

Obs. Imagem extraída do site – https://educacaocientifica.com/educacao/gameficacao-2/