
Todas as segundas procuro refletir sobre como irei atingir minhas metas da semana. De posse de um bom e forte café, abro a agenda, ainda em casa, e vou fazendo as respectivas alocações de tempo para as demandas que irão me requerer, seja em reuniões, seja sentado na minha mesa de trabalho ou seja mentorando o time. Costumo dizer que quanto mais tenho tempo de qualidade no final de semana, em momentos de descompressão, lazer e descanso, mais facilmente consigo atingir meus objetivos ao final do ciclo semanal. Saber dissociar os diversos “tipos” de tempo é a chave para qualquer profissional de sucesso e é sobre isso que trataremos hoje.
O problema do mundo atual não é a falta de tempo (entendam essa afirmação como uma percepção 100% pessoal), mas sim a dificuldade em gerir esse “bem” tão precioso. Tempo é um recurso inelástico, esgotável e inestocável. Se mal gerido, joga-se fora uma oportunidade que não volta mais. O mal do profissional da contemporaneidade não está na quantidade de tempo disponível, mas sim na qualidade do gerenciamento. Saber separar tempo para produção individual, tempo para reunião e relacionamento, tempo para ensinar e aprender, bem como tempo para ócio é um das chaves para a boa produtividade. Todavia, o que mais vejo é o que chamo de “confusão cronológica”, onde no momento de uma reunião importante se tem a necessidade de produzir, no descanso, alocam-se reuniões e no momento de produção individual se é bombardeado por paralisações. Assim, não tem cristão que consiga ser eficiente…
Procure separar seu tempo em blocos e analise quantos desses blocos você precisa para a conclusão da sua atividade; Em reuniões, foque no seu interlocutor e no assunto a ser resolvido; Em momentos de necessidade de produção (de um relatório, por exemplo) crie uma atmosfera que promova sua eficiência (playlist, ambiente, melhor horário do dia); Elenque momentos de estudo; Elenque momentos de ensino e gestão com seu time; E o ócio? Tenha seus momentos de lazer, descompressão e de descanso!
Boa semana!